Pesquisar palavra-chave

Total de 0 resultados encontrados.


Como vai a Arte na Educação Infantil?Como vai a Arte na Educação Infantil?

Lembrete: continuem deixando seus comentários, é importante, porém aqueles que quiserem entrar em contato com a Suzana Rangel, escritora do artigo, podem fazê-lo através do email: susanarangel_poa@yahoo.com.br  O Editor     Desenhar, brincar, poetar. Manchar, riscar, construir, se enc...
Leia Mais >>
Hoje é domingo, pede cachimbo: As parlendas e as cantigas na educação

Expostas aos apelos consumistas da mídia, principalmente da televisão, as crianças vivem uma infância cada vez mais curta, pois o mercado as “adultiza” precocemente, transformando-as em consumidoras. Uma infinidade de produtos são lançados, e a cada estação as modas se sucedem: novelinhas...
Leia Mais >>
 As imagens na Educação Infantil: Uma abordagem a partir da Cultura Visual As imagens na Educação Infantil: Uma abordagem a partir da Cultura Visual

Narrativas visuais Noite. Vista aérea de Los Angeles (ou uma grande metrópole como NY, Calcutá, Tóquio, Cidade do México ou São Paulo).Uma neblina difusa envolve milhares de pontos luminosos ordenados em fileiras formando infinitas vias. Explosões esporádicas vermelhas/amareladas no céu. ...
Leia Mais >>
Referências Bibliográficas sobre Jogo e Educação

Extensa e completa seleção bibliográfica sobre Jogos e Educação realizada pela professora Tânia Ramos Fortuna, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul  1. ABERASTURY, A. A criança e seus jogos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. ABRAMOVICH, F. O estranho mundo que se mostra às crian...
Leia Mais >>
Reflexões acerca do brincar e do fazer musical na infância por Lilia RosaReflexões acerca do brincar e do fazer musical na infância por Lilia Rosa

O artigo traz reflexões acerca do brincar e do fazer musical na infância, a partir do entrelaçamento das experiências pessoais (do tempo de criança) e profissionais (pedagógico-musicais) com crianças e adolescentes na faixa etária de 3 a 14 anos de idade na área da educação musical, especi...
Leia Mais >>
Uma experiência com arte–educação na Educação Infantil

Retratos e Auto – Retratos Relatar uma experiência, se refere à crença de as palavras produzem sentido, constroem uma realidade e possibilitam que tanto aqueles que as viveram, como aqueles que as leiam possam se sentir transformados pelo dito e por que não se transformar em autores. É ...
Leia Mais >>
Documentário - Criança, a alma do negócioDocumentário - Criança, a alma do negócio

Qual o benefício que a publicidade dirigida à criança traz para a criança?   Essa é uma das questões levantadas pelo documentário de Estela Renner e Marcos Nisti.     Pode parecer brincadeira, mas as crianças hoje em dia conhecem mais as marcas de salgadinh...
Leia Mais >>
A figura humana nas aulas de artes: uma proposta de trabalho na educação infantil bilíngue.A figura humana nas aulas de artes: uma proposta de trabalho na educação infantil bilíngue.

  O propósito deste trabalho: Queremos compartilhar uma reflexão sobre a experiência de trabalho nas áreas de artes e linguagem desenvolvida com crianças de 5 anos em uma escola bilíngue de educação infantil na cidade de São Paulo. Nesta escola, como ocorre em muitas outras escolas ...
Leia Mais >>
A oralidade na sala de aulaA oralidade na sala de aula

Marcuschi (2002) inicia seu texto Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco ‘falada’, afirmando que “a fala é uma atividade muito mais central do que a escrita no dia-a-dia da maioria das pessoas” (MARCUSCHI, 2002: 21). No entanto, é alarmante a quase ausência de abordagens do as...
Leia Mais >>
 	 Vamos Brincar de Circo? As Brincadeiras das Crianças da Escola Vamos Brincar de Circo? As Brincadeiras das Crianças da Escola "Brincando de Circo" e do Reality Circus

O objetivo desta dissertação é identificar o sentido e o significado que as crianças atribuem às brincadeiras na escola "Brincando de Circo" e no "Reality Circus". Para tanto, foram realizadas observações, fotografias e filmagens das crianças, revelando suas representações sobre o brincar n...
Leia Mais >>
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

                                                   ...
Leia Mais >>
Prêmio Tuxáua

O logo Tuxáua foi criado pelo artista Celso Dyer Histórico do Ministério da Cultura O Ministério da Cultura foi criado em 1985, pelo Decreto 91.144 de 15 de março daquele ano. Reconhecia-se, assim, a autonomia e a importância desta área fundamental, até então tratada em conjunto com a ...
Leia Mais >>
Fórum Paulista Cultura da Criança

                                                REGIMENTO DO FÓRUM Fórum Paulista Cultura da Criança   Apresentação           O Fórum Paulista Cultura da Criança (da, com e para a Criança) é um espaço aberto de enco...
Leia Mais >>
A criança e sua Arte

  A idéia central do texto é a necessidade dos educadores se colocarem na situação da criança, ou seja, de olhar o mundo através do seu olhar. Adverte que para um adulto o que ás vezes lhe parece insignificante, no que diz respeito á expressão da criança, na verdade se traduz numa...
Leia Mais >>
Música: As músicas das crianças na sala de aulaMúsica: As músicas das crianças na sala de aula

Por Viviane Beineke: As justificativas mais freqüentes para o uso da composição na aula de música visam o desenvolvimento da criatividade, a fixação de conceitos musicais e o entendimento de que as atividades de composição valorizam os discursos musicais dos estudantes. Na literatura sobr...
Leia Mais >>